Título: “Trajeto: 1: Memória” (ou “Piques-baoba: às voltas para o esquecimento)” (2016)
Categoria: Performance
Material: Registro em vídeo

O trabalho consiste em uma ação registrada em vídeo, que posteriormente passa por uma edição, resultado em um material de 13min e 41s.

A proposta acontece em um trajeto pré-determinado na região central da cidade de São Paulo.
Partindo do Início da Rua da Consolação (Próximo a Igreja da Consolação) até o Largo da Memória região conhecida como Anhangabaú.
Este trajeto é realizado pelo artista proponente que carrega nas costas uma “mala” de madeira com uma parede de tijolos dentro. Após todo o trajeto a parede é descartada ao centro da praça junto ao monumento. O objeto é confeccionado com o uso de tijolos encontrados em um espaço em ruína e tijolos adquiridos no comércio local na mesma região.

Submetendo o corpo ao que pode ser considerada uma representação da experiência cotidiana e alienante de locomoção urbana realizada em uma grande metrópole contemporânea.
Do cruzamento entre a história do obelisco da memória e a lenda africana da árvore da memória, nasce a escolha do espaço que se dá a ação artística. Que acontece com um trajeto realizado a pé, que culmina em uma série de voltas em torno do obelisco, em referências as voltas dadas pelos negros em torno da Baobá, antes de serem traficados.
A cidade é feita de territórios, paredes, demarcações e limitações, que podem ser físicas, sociais ou psicológicas. Carrego aqui, um pouco disso nas costas.