_obras
_Trajeto 2: Linha-Vermelha (2016)
Na proposta Trajeto 2: Linha-Vermelha (2016) realizo um percurso por uma região da zona leste de São Paulo, a ação resultou em uma instalação formada por um vídeo com 56 minutos de duração, apresentado em um monitor de 42’, além de uma série de objetos, fotografias, anotações, mapas, referências textuais, ou seja, parte do meu material processual. Todo esse material é exposto sobre uma mesa de madeira ou fixados pela parede com ajuda de pregos, prendedores ou fita adesiva branca.
“Realiza uma extensa caminhada à margem da linha-vermelha do Metrô, eixo que atravessa a Zona Leste em direção a seus bairros mais distantes. Por todo o percurso, o artista carrega uma espécie de totem feito pelo empilhamento de objetos e materiais encontrados na região ou adquiridos no comércio popular.
“Renato nasceu em Itaquera e cresceu se deslocando por diversos bairros da Zona Leste. Aqui, vídeo e objetos testemunham a realização de uma jornada que revisita lugares de sua memória pessoal e, ao mesmo tempo, repete parte do trajeto de milhares de pessoas que dedicam diversas horas diariamente para atender as demandas do trabalho em uma metrópole desigual. No cotidiano, como na obra, tudo está sempre em movimento, mas pode ser difícil apreender a razão para tamanho esforço.”
(Texto da exposição coletiva: “Estou Cá”, Sesc Belenzinho na cidade de São Paulo. Aconteceu entre 29 de Novembro de 2016 a 28 de Fevereiro de 2017)