_obras

_Aculturação (ou Aperta, espreme e torce, até fazer sentido) (2022)

Obra confeccionada com o uso de seis objetos, três ferramentas: um grampo/sargento de aço, um alicate universal e um parafuso sextavado, todas elas apresentando marcas de uso e desgaste. Conjuntamente a essas três ferramentas são apresentados de maneira justaposta, três brinquedos de plástico coloridos que emulam as ferramentas reais. As ferramentas foram herdadas de família, e ainda são utilizadas por mim, as peças de brinquedo foram adquiridas pelos comércios populares do centro da cidade de São Paulo.

Este trabalho compartilha de um raciocínio que permeia outras obras semelhantes dentro da minha produção. A proposta se inicia a partir de exercícios de reflexão e abstração de termos sociológicos/políticos, onde realizo construções a partir de objetos e elementos muitos simples e comuns a uma determinada cultura, na maioria das vezes relacionados a ideia simbólica de trabalho, política ou religião.
A obra tem duas possibilidades de apresentação:
1-Com os objetos posicionados sobre uma prateleira de compensando de madeira crua, fixada de maneira inclinada diretamente na parede. Formato de A:1,5cm x L:68cm x P: 28cm. Altura que é posicionado na parede: 120cm.
2- Com os objetos posicionados sobre uma estrutura de compensando de madeira crua, que funciona como uma espécie de totem ou mesa. Trata-se de uma estrutura formada por um tampo de formato de A:1,5cm x L:68cm x P: 28cm, erguido por quatro pernas de madeira acompanhando o formato do tampo e o elevando a 110 cm de altura.