_obras

_Série: Memórias de Família (2021-in progress)

Série de desenhos em carvão e grafite sobre papel, em tamanhos variáveis.

Essa série se iniciou durante o período de pandemia de COVID-19 em um momento de completo isolamento de minha parte. Somado as dificuldades que todos vivemos advindas durante esse momento, estive me recuperando de uma cirurgia que me impedia de fazer esforço físico, mexer com ferramentas ou erguer peso, dessa forma investi bastante na produção de trabalhos em desenho, essa série vem como um dos resultados desse período.

Sou filho de um homem negro maranhense e uma mulher branca baiana, criado em bairros periféricos da cidade de São Paulo, em meio a uma família grande, afetuosa, negra, nordestina e operária. Em isolamento, sozinho, distante as pessoas com as quais sempre estabeleci contato e intimidade, esse resgate mnemônico e também criativo, funcionava como uma maneira de também e sobrevivência psicológica, mas também da minha produção artística.

Os desenhos são realizados com um tipo de técnica e gesto presente em outros trabalhos que já desenvolvia, originados em desenhos em realizados em loco em espaços de ruínas, abandonados ou destruídos pela cidade de São Paulo, deste processo vem o desenho com gestual rápido, de marcas intensas e “sujo”. Na série Memórias de Família, esses elementos são utilizados como forma de recuperar memória antigas relacionadas a fotos e frames e vídeos de família, onde estive presente como personagem, ou como quem registra a situação.

Os detalhes dos rostos desses personagens são hora cobertos por massas de carvão e grafite, em outros são esfumaçados, como se a tentativa de representar essas pessoas da forma como eram nesses momentos históricos, não desse conta de tudo que são ou que representaram neste e nos demais momentos de suas existências. A técnica funciona aqui como um recurso que emula, em certo nível, a experiência de um resgate mnemônico, onde a forma como lembramos de algo, nunca é exatamente como o ocorrido no acontecimento real, mas sim a maneira como nos ligamos a esses acontecimentos. Conceitos técnicos relacionados a linguagem do desenho, como a ideia de desfocado, esfumaçado, sujo, marcado, pouco estruturado, são os alicerces dessa forma gráfica de rememoração.